21 de abril: Dia de Tiradentes, dia do Patrono das Polícias Militares do país


Tiradentes, em pintura de Oscar Pereira da Silva. Fonte: Wikipedia

Na história de nossa nação, alguns símbolos e jornadas de vida perduram durante os séculos, carregando exemplos e fortalecendo ideais. Uma dessas histórias é de Joaquim José da Silva Xavier, dentista, conhecido por Tiradentes. Também alferes, posição hierárquica na carreira militar à época no século XVIII e que hoje representaria o primeiro posto do oficialato, Tiradentes é um dos maiores referenciais brasileiros de liderança e civismo, em um período de revoltas e de disputa pela liberdade. Mesmo que o resultado de sua luta tenha sido a morte, a sua história permanece.


21 de abril, data da morte do líder inconfidente em 1792, é comemorado o dia de Tiradentes. O Decreto-Lei nº 9.208 do ano de 1946 também institui a data como dia das Polícias Militares, trazendo como patrono das corporações o próprio Joaquim José da Silva Xavier. A história de Tiradentes seguiu tão atrelada à história do próprio país que, em 1965, através da Lei nº 4.897, o alferes é declarado como Patrono Cívico da Nação Brasileira.


E é com esse espírito de abnegação, liderança, civismo e de busca pelas aspirações mais nobres de um povo, que as Forças Militares de Segurança Pública em todo o país se renovam em mais um dia 21 de abril.