Bombeiros continuam empenhados em ações de resposta às chuvas no Norte de Minas

Atualizado: 20 de jan.

Em decorrência do longo período chuvoso que atinge o Norte do estado de Minas Gerais, o 7º Batalhão de Bombeiros Militar (7º BBM), permaneceu com o atendimento de diversas ocorrências nesta quarta-feira (29). O Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, visitou na tarde de ontem as áreas atingidas pelas chuvas no Norte de Minas Gerais e prestou apoio às equipes de salvamento e resposta.

MONTES CLAROS:


Em Montes Claros o 7º Batalhão atendeu 03 ocorrências relacionadas às chuvas. Foram 02 ocorrências de vistoria em residência com risco de desabamento nos bairros Cristo Rei e Esplanada, além de salvamento de pessoa em área de alagamento no bairro Edgard Pereira. Não há registro de vítimas feridas, nem fatais ou pessoas desalojadas/desabrigadas no município.


SALINAS:


No período da manhã, as equipes de salvamento realizaram as últimas remoções de pessoas que se encontravam em áreas alagadas na zona urbana. Diversas vistorias foram feitas em áreas de risco pelos Bombeiros e pela Defesa Civil Municipal em imóveis residenciais, comerciais, muros, passagens de pedestres e pontes. Alguns imóveis que foram alagados tiveram suas estruturas comprometidas e os moradores não poderão retornar por falta de segurança.

Na zona rural, em áreas com dificuldade de acesso por veículos, foi necessário o uso de embarcações para transportar 08 pessoas com comorbidades para a zona urbana, a fim de receberem atendimento médico. Na oportunidade, foram distribuídos mantimentos como cestas básicas e água mineral, considerando a escassez de mantimentos de primeira necessidade.

O município decretou Situação de Emergência em virtude da inundação e alagamento de vários bairros da cidade e os demais danos provocados pelas chuvas.

Também foi montado o SCO no gabinete do prefeito para gerenciamento das operações, que contou com a participação do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil Municipal e Estadual, além da Prefeitura Municipal.

Até o momento, há 23 pessoas desabrigadas e 1300 desalojadas. No total, aproximadamente 1489 pessoas foram afetadas diretamente pelas chuvas.

RIO PARDO DE MINAS:

Em relação às ocorrências, foram realizados transportes aéreos com o uso do helicóptero de pacientes diabéticos, que fazem hemodiálise, gestantes, além do transporte de medicação para pacientes na zona rural. Também houve distribuição aérea e por embarcações de alimentos e água mineral para áreas sem acesso por terra.

Algumas comunidades rurais também tiveram a energia elétrica restabelecida. Bombeiros do Batalhão de Emergências Ambientais e Desastres (Bemad) de Belo Horizonte, realizaram o salvamento com embarcação de 08 pessoas e 02 animais de estimação que se encontravam ilhadas na zona rural do município de Taiobeiras. Foi necessário atravessar 700 metros de uma área inundada pelo transbordamento de um rio.

A coordenação das ações de Resposta ocorre através do Sistema de Comando em Operações (SCO), instalado no gabinete do prefeito municipal. Não há registro de mortes nem feridos. Até o momento, há um total de 05 pessoas desabrigadas e 64 desalojadas. No total, 69 pessoas foram atingidas diretamente pelas chuvas.

PORTEIRINHA:

Bombeiros de Janaúba atuam desde o início das fortes chuvas que atingiram o município de Porteirinha. Algumas famílias que se encontravam ilhadas foram resgatadas e encaminhadas pelos militares e pela Defesa Civil Municipal para casa de parentes e abrigos provisórios. As equipes permanecem na cidade realizando vistorias e monitoramentos das áreas de risco. Não há registro de vítimas feridas, nem fatais.

Até o momento, 135 pessoas estão desabrigadas e 170 desalojadas. No total, aproximadamente 308 pessoas foram afetadas diretamente pelas chuvas.

Nos municípios de Salinas, Rio Pardo de Minas e Porteirinha, cerca de 340 profissionais atuam diretamente nos atendimentos das ocorrências. Foram mobilizados bombeiros de Montes Claros, Salinas, Janaúba, Araçuaí e Belo Horizonte, através do Batalhão de Emergências Ambientais e Desastres ( Bemad). Dois caminhões do Exército Brasileiro também auxiliam nas operações em locais de difícil acesso.

Além dos municípios diretamente atingidos, foi montado na 11º Região Integrada de Segurança Pública (11ª RISP), em Montes Claros, um posto de comando com a participação do CBMMG, PMMG e Defesa Civil Estadual para gerenciar as operações de resposta em toda a região Norte de Minas Gerais.







Fonte: Comunicação Social CBM - MG


Atualizado em 20/01 às 14h13.