Canil do CBMMS certifica cadelas para busca de pessoas desaparecidas

Atualizado: Jun 22

Certificação nacional aconteceu nesta semana em Nova Mutum/MT

Durante esta semana, o Canil do 6ºGBM certificou duas de suas cadelas de trabalho para busca rural de pessoas vivas e de restos mortais. A Certificação Nacional de Cães de Busca, Resgate e Salvamento do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom) aconteceu em Nova Mutum/MT, de 14 a 17/06.


Em 4 dias de provas, os dois binômios, condutor e cão, o sargento Thiago Kalunga e a cadela Laika, da raça pastor holandês, e o cabo Medeiros com a cadela Mali, da raça pastor belga malinois, participaram de provas que simularam ocorrências reais de desaparecimento em meio rural, tendo sido aprovados tanto na busca por pessoas vivas quanto por restos mortais.


Os representantes sul-mato-grossenses também foram aprovados em todas as provas de obediência e destreza. As avaliações simularam obstáculos comuns nas buscas e testaram o controle do cão pelo condutor. Nas provas, os binômios receberam notas de destaque, acima de 90 pontos: em uma das provas Kalunga e Laika alcançaram 99 pontos, enquanto Medeiros e Mali conquistaram 99,8 pontos, uma das maiores notas da certificação.


A aprovação das cadelas é mais um importante reconhecimento do trabalho do Canil do 6ºGBM e reforça a relevância dos cães de busca no auxílio dos bombeiros militares na missão de salvar vidas.


A certificação

A Certificação Nacional de Cães de Busca, Resgate e Salvamento é reconhecida e chancelada pelo Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom), tendo como objetivo a padronização nas atividades de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (BRESC), para os Corpos de Bombeiros Militares do Brasil. Participaram das provas em Nova Mutum/MT, militares do Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Distrito Federal e Sergipe.



Fonte: Comunicação Social CBM MS


Atualizado em 22/06 às 20h50.