CBMMG celebra Dia Nacional do Bombeiro destacando atuações importantes

O dia 2 de julho é a data em que os Corpos de Bombeiros Militares de todo o país comemoram a criação do Corpo de Bombeiros Provisório da corte no Rio de Janeiro. Momento de refletir sobre os avanços e de planejar novas conquistas, mas sobretudo, é a oportunidade de honrar aqueles que são de fato e por direito os protagonistas de uma história de altruísmo e abnegação que se consolidou em todo o país.

Em cada estado do Brasil, mulheres e homens destemidos se arriscam todos os dias pelo bem de pessoas desconhecidas. Muitos, inclusive, perderam suas vidas por amor a causa, e é por isso que celebramos com gratidão o Dia Nacional do Bombeiro.


Em Minas Gerais temos muitos motivos para celebrar. O ano de 2021, embora tenha começado com grandes expectativas, se mostrou tão desafiador como o ano que passou. Nos primeiros meses deste ano, os mineiros contemplaram o avanço da covid-19 em todo o estado, que causou o comprometimento do sistema de saúde em várias regiões e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), junto a outros órgãos de segurança pública, teve um papel fundamental neste contexto de enfrentamento.


Exatamente no período mais agudo da crise, o CBMMG atuou de forma estratégica na remoção e transporte de pacientes contaminados para outros pontos do estado, por meio de nossas aeronaves, otimizando o atendimento de pacientes graves e reduzindo o risco de colapso nos municípios.


Nossas aeronaves atuaram também no transporte e distribuição daquela que seria a renovação da esperança do povo mineiro. A tão sonhada vacina contra a covid precisava chegar de forma rápida nos pontos mais remotos de Minas e o CBMMG garantiu não apenas a urgência como também a segurança das doses que evitariam milhares de mortes.


Mesmo enfrentando baixas de militares que adoeceram em virtude da doença, nossa tropa se manteve de prontidão para continuar oferecendo o melhor atendimento à população mineira.


O Corpo de Bombeiros apresenta uma evolução constante no quantitativo de ocorrências atendidas e serviços prestado em Minas. Até o mês de maio já são mais de 163 mil ocorrências atendidas em todo o estado e mais de 7.500 ações preventivas, além de um índice em considerável elevação na pronta resposta.


Também neste ano, mais de 500 novos soldados iniciaram o Curso de Formação de Soldados e já estão em plena atividade de estágio nos batalhões, reforçando o efetivo e contribuindo para expandir a capacidade do atendimento. E nesta semana tivemos a boa notícia de que mais 166 vagas serão disponibilizadas por meio de concurso público para ingresso nas fileiras da corporação.


Estes são apenas alguns dos muitos motivos que nos levam a celebrar mais um Dia Nacional do Bombeiro. O dia 2 de julho é para o CBMMG o momento de reconhecer nossos esforços e refletir a respeito do que ainda precisa ser alcançado e aprimorado, mas não deixa de ser uma data para celebrarmos a força da corporação que permaneceu fiel ao povo mineiro em tempos tão delicados e penosos.


E por fim, podemos destacar que o CBMMG vem atuando de forma muito relevante no cenário político nacional, por meio de cargos estratégicos na Ligabom e CNCG, que tem permitido grandes avanços da corporação, mesmo em meio as dificuldades orçamentárias provocadas pela pandemia. As articulações com o senado federal e outras esferas públicas tem garantido avanços para o Corpo de Bombeiros e consequentemente para a população mineira.


A todos os bombeiros militares de Minas e do país desejamos sucesso, saúde e determinação para prosseguir fielmente na missão, desenvolvendo o dom que Deus concedeu a cada um. Afinal, o chamado desperta em nossa alma a força que nos move para SALVAR!













Fonte: Comunicação Social CBMMG.