CBMPB realiza a formatura de conclusão do Curso de Instrutor em Fenômeno Flashover (CIF)

Na tarde desta sexta-feira (18), em Campina Grande, o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), através do 2º Comando Regional de Bombeiro Militar (CRBM), realizou a formatura de encerramento do 12° Curso de Instrutor em Fenômeno Flashover (CIF). O ato solene contou com a presença do Tenente Coronel Jean Benício, Comandante do 2° CRBM e Coordenador Geral do CIF, da Tenente Coronel Anuska, Subcomandante do 2° CRBM, do Major Marcelino do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), instrutor chefe, e de toda a equipe que ministrou o curso.




O CIF, que teve início na segunda-feira (14), com duração de 60 horas/aula, se destinou a formação de 18 alunos, sendo: 04 do 1º Comando Regional, 06 do 2º Comando Regional, 04 do 3º Comando Regional e 03 do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte. Ao longo do curso os alunos puderam desenvolver, através de instruções práticas e teóricas, diversas atividades no que se refere ao combate em espaço confinado.




Com esta capacitação os combatentes do fogo ficam aptos a transmitir e difundir o conhecimento adquirido com o fito em aumentar a eficiência no combate aos incêndios em ambientes confinados, com pouca visibilidade, temperatura elevada, grande quantidade de fumaça e presença massiva de chamas, caracterizando um estado de generalização do incêndio (flashover); e assim proporcionar inestimável ganho de qualidade nos serviços prestados à população, permitindo o emprego das melhores técnicas, com menor risco para vítimas e para o próprio bombeiro.




Pelo empenho e dedicação demonstrados durante as instruções, os alunos obtiveram seus respectivos certificados de conclusão do curso e brevês. Ainda durante a solenidade, o CBMPB agraciou os instrutores com comendas militares e certificados de agradecimento, pela presteza, abnegação e comprometimento com que desenvolveram as atividades.




Reafirmamos que todos os protocolos de segurança no que se refere à pandemia do Coronavírus foram seguidos durante os eventos e instruções relativos ao curso, assim como os alunos, instrutores e coordenação, passaram por um processo de testagem para Covid-19 antes da realização de qualquer atividade.