CNCG debate saúde mental de agentes de segurança pública em mesa-redonda na internet



O Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares (CNCG) participou, na noite desta quinta-feira (14), de uma mesa-redonda sobre a saúde mental dos agentes de segurança pública. A ocasião aconteceu de forma virtual e foi realizada em uma parceria entre o Facebook, Safernet Brasil, Instituto Vita Alere e o Conselho.


O presidente do CNCG, o coronel Euller Chaves, representou o órgão e falou sobre as ações que as Polícias e Corpos de Bombeiros têm desenvolvido para fortalecer e cuidar da saúde mental dos seus integrantes. “Enquanto presidente do CNCG, temos orientado os comandantes para o cuidado ainda maior com os seus comandados, efetivo que compõe cerca de meio milhão de profissionais que atuam na segurança pública. Nesse processo, as pessoas se sentem vistas e cuidadas, fortalecendo assim a saúde mental, evitando que problemas pontuais se tornem maiores”, disse o presidente.


Ainda na ocasião, o coronel Euller também informou que o CNCG deverá difundir o “Curso de Prevenção ao Suicídio dos Agentes de Segurança Pública”, realizado pelo Facebook em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, ação que faz parte do Programa Nacional de Qualidade de Vida para os profissionais de Segurança (Pró-VIDA) do MJSP.


A mesa-redonda desta quinta aconteceu em alusão ao dia 10 de outubro, considerado o Dia Mundial da Saúde Mental, data criada no ano de 1992 pela Federação Mundial Para Saúde Mental, organização que atua em mais de 150 países.