Comando operacional do CBMPA, da início à Operação Verão 2021



Na manhã deste sábado (3), na praia do Atalaia, município de Salinópolis, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, através do Comando Operacional, deu início, de forma simbólica, à Operação Verão 2021.

O evento foi sucinto, com vistas a não atrasar o efetivo início do serviço de Guarda-vidas nas praias e teve como objetivo mostrar à comunidade local parte de toda a estrutura que estará disponível à população neste período de veraneio que contará, além dos Guarda-vidas a postos nas praias, com equipes de Atendimento Pré-hospitalar a pronto emprego, nas rodovias estaduais e federais de acesso aos principais balneários do estado, motos aquáticas, quadriciclos, botes, lanchas, veículos terrestres, mergulhadores de resgate e outros. A Operação Verão 2021 também terá o apoio das aeronaves do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (GRAESP).

Ao todo, serão empregados mais de 850 Bombeiros Militares, distribuídos em 52 municípios, somente nos serviços de Guarda-vidas e de Atendimento Pré-hospitalar nas estradas, durante todo o período da Operação Verão 2021, que perdurará de 02 de julho a 02 de agosto de 2021. Mas a Operação Verão 2021, no âmbito do CBMPA, não se restringe somente a esses dois viés.

Todo um trabalho de bastidores foi e é desenvolvido para que o Guarda-vidas e o Socorrista esteja a postos para prontamente atender ao cidadão. Equipes do Centro de Manutenção de Viaturas foram deslocadas aos principais balneários onde existe uma unidade do CBMPA para conferir uma rápida resposta de restabelecimento de veículos e equipamentos operacionais que venham apresentar problemas mecânicos. Por outro lado, a Diretoria de Saúde também designou equipes para prestarem assistência à saúde do contingente BM, em caso de necessidade. Nunca é demais lembrar que ainda estamos em tempos de pandemia da COVID-19.

Outro importante trabalho desenvolvido pela Corporação ficou a cargo da Defesa Civil do estado, na qual agentes estão prontos a prestar esclarecimentos ao cidadão, especialmente no que diz respeito aos horários de preamar e baixamar. Para tanto, a CEDEC desenvolveu cartazes com os horários da maré para todos os finais de semana da Operação, os quais serão afixados em diversos pontos nos balneários.

Para o Comandante Operacional do CBMPA, Cel QOBM Marcos Macedo, que coordenou o evento de lançamento da Operação Verão 2021, o momento é de total empenho, com vistas a bem atender ao cidadão: “sabemos que encontraremos algumas dificuldades ao longo da Operação, mas temos que nos espelhar no exemplo do rio, que alcançou seus objetivos porque soube superar seus obstáculos. Que o Grande Arquiteto do Universo nos abençoe com um Operação de sucesso” finalizou.


Fonte: ASCOM CBMPA