FORÇAS DE SEGURANÇA DO RJ E DA REGIÃO NORTE DO PAÍS REALIZAM OPERAÇÃO CONTRA O CRIME ORGANIZADO.



As Secretarias de Estado de Polícia Militar (SEPM) e de Polícia Civil (SEPOL) uniram-se às forças de segurança dos estados do Amazonas e Pará para realizar, na manhã desta sexta-feira (18/06), operação conjunta de combate ao crime organizado na Vila Cruzeiro, na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. Durante a ação, os policiais militares apreenderam aproximadamente uma tonelada de drogas e um fuzil.


A "Operação Coalizão pelo Bem" contou com cerca de 400 policiais militares de unidades do Comando de Operações Especiais (COE), da SEPM, que foram mobilizados para garantir a segurança e estabilidade do terreno, possibilitando que os policiais civis do Rio de Janeiro e dos dois estados do Norte do país cumprissem os mandados de prisão contra criminosos de uma facção que atua em praticamente todo o território nacional.


As forças de segurança do Rio de Janeiro, Amazonas e Pará atuaram em defesa da população, empreendendo um amplo esforço conjunto para combater ações perpetradas por criminosos que migraram de diferentes regiões do país e mantinham esconderijo na Zona Norte da capital fluminense.


O Batalhão de Ações com Cães (BAC), o Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) e o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) trabalharam prioritariamente na estabilização do terreno, mas não deixaram de cumprir a missão de efetuar prisões e apreender drogas e armas. O Grupamento Aeromóvel (GAM) auxiliou no monitoramento aéreo dos locais de atuação policial.


Equipes do BAC localizaram 515 tabletes de maconha, 5.450 trouxinhas de maconha, 8.040 pinos de cocaína, três granadas, munições, oito carregadores e materiais para endolação. Policiais do BPChq apreenderam 486 cápsulas de cocaína e aproximadamente 150 litros de cheirinho da loló.


Na ação, as equipes do BOPE reagiram aos disparos de arma de fogo feitos e, após o confronto, uma granada, um carregador de fuzil, um rádio comunicador e cerca de 15 quilos de maconha foram apreendidos. Dois suspeitos foram encontrados feridos, sendo socorridos ao Hospital Estadual Getúlio Vargas (HEGV).


Também na manhã desta sexta-feira, policiais militares da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Nova Brasília foram verificar denúncia de criminosos armados reunidos na comunidade, que faz parte do Complexo do Alemão, vizinho ao Complexo da Penha. Durante a checagem da informação recebida, ocorreu confronto. Um fuzil calibre 7,62 foi apreendido e um suspeito foi encontrado ferido e socorrido ao HEGV.


As ocorrências foram encaminhadas para a 21ª DP, Cidade da Polícia e Delegacia de Homicídios da Capital.