Pará sanciona lei de equiparação salarial às praças Bombeiros e Policiais Militares



O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil esteve presente na cerimônia de assinatura da Lei Estadual n° 52/2021, que concede a equiparação do soldo ao salário mínimo vigente às Praças do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Militar do Pará. A fixação do soldo ao salário mínimo representa um aumento de 29% na remuneração dos soldados das duas instituições militares, e alcança também os cabos, sargentos, subtenentes e praças especiais. De acordo com o Governador "23 mil servidores da ativa e da reserva remunerada serão beneficiados".


O ato foi assinado pelo Governador do Estado Helder Barbalho, em uma cerimônia que ocorreu no Teatro Maria Sylvia Nunes, nesta quarta-feira (26).  Este reajuste corresponde ao salário mínimo que está em vigor e irá contar a partir do mês de junho, no qual o Governo do Estado investirá cerca de R$ 250 milhões com o pagamento referente à nova equiparação, conforme as regras e forma de cálculo dos benefícios previdenciários abrangidos pela paridade. A iniciativa faz parte do plano de reconhecimento da atuação do funcionalismo público, em especial dos servidores que atuam na área da segurança pública do Estado.


Para o comandante-geral do CBMPA e coordenador estadual de Defesa Civil, coronel QOBM Hayman Souza, esta é uma importante etapa para o progresso das Corporações. "A partir de hoje haverá uma diminuição na diferença entre os reajustes de soldos dos militares, Oficiais e Praças, algo que transcende há anos. E isto é um grande mérito às Praças que atuam de forma intensiva diariamente nas ruas em nome da segurança. Então, hoje é uma grande conquista para todos nós, e tenho certeza que este reajuste trará benefícios, pois ele mostra a valorização justa das nossas Praças."


Diante deste plano do Governo, outras medidas também entrarão em vigor como melhorias de equipamentos, entregas de viaturas e reformas de instalações físicas das Corporações, iniciativas essas que já seguem em execução por todo o Estado. Dessa forma o governador Helder Barbalho reafirma seu compromisso no que tange à valorização dos servidores da segurança pública do Estado. "Sem o equilíbrio fiscal  e a capacidade financeira não seríamos capazes de fazer hoje esse reconhecimento aos nossos policiais. Hoje é um dia especial para mim, como pessoa e gestor. Estamos escrevendo um capítulo na história deles, garantindo o soldo aos policiais militares e bombeiros".


O evento contou com a presença de diversas autoridades, representantes dos Sindicatos de Praças BM's e PM's e militares de ambas as forças, em que contemplaram esta conquista da categoria, como ressaltou o cabo BM Vila Real: "estou há 12 anos na Corporação e estou muito feliz em estar vivendo esse momento único de valorização como profissional. Essa equiparação com certeza motiva o profissional a desempenhar sua função de uma maneira melhor".


Fonte: ASCOM CBMPA.