top of page

Palestra discute fortalecimento do combate a violência contra a Mulher, e reúne mais de 80 policiais



A Câmara Técnica de Prevenção e Enfrentamento a Violência contra a Mulher, do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares (CNCG) recebeu, no último dia 7 de fevereiro, o professor Dr. Marcelo Ottoni Durante, da Universidade Federal de Viçosa/MG. Ele realizou uma palestra sobre gestão por resultados, indicadores de desempenho e pesquisa de vitimização na área da violência contra mulher.


A palestra teve por objetivo subsidiar a construção de propostas para melhoramento da coleta de dados e indicadores de desempenho da Operação Nacional Maria da Penha. Lançada no ano de 2021, a operação foi fruto de propositura da Câmara Técnica à Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres/MMFDH, ao ProMulher/Senasp e à Secretária de Operações Integradas/MJ. A 2ª edição da operação está prevista para o segundo semestre deste ano e será novamente coordenada pela SEOPI/MJ, com a participação direta dos membros da Câmara Técnica de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher/CNCG..


No mesmo evento a Câmara Técnica deliberou pela formação de grupos de trabalho que tratarão de temáticas como a realização do 2º Webinário Nacional das Polícias Militares em Atendimento à Mulher em Situação de Violência, construção de proposta da matriz curricular nacional para formação dos policiais militares que atuam no atendimento à mulher em situação de violência doméstica e familiar, construção do planejamento estratégico da Câmara, e a 1° edição da revista digital que pretende mostrar os policiamentos especializados no atendimento à mulher nas Polícias Militares do Brasil.


Além dos 27 membros da Câmara, a reunião contou também com convidados de todas as polícias militares, somando mais de 80 ouvintes que acompanharam os ensinamentos do professor Marcelo Durante (foto acima). Assim, a Câmara Técnica segue cumprindo a sua função de disseminar o conhecimento e fomentar ações que busquem o melhor atendimento à mulher em situação de violência.


A tenente-coronel Eunice Rosas, representante da Polícia Militar de São Paulo, considerou a reunião produtiva: “Alinhavou todos os aspectos relevantes da trajetória da Câmara Técnica, traçando os objetivos futuros a serem alcançados. A palestra do professor Marcelo fortaleceu tais objetivos, patenteando a necessidade das ações e a forma mais assertiva de alcançá-los.


A Secretária Executiva da Câmara, a capitã Dayana Cruz Pereira, da Polícia Militar da Paraíba, pontuou que a Câmara tem sido espaço de construção do conhecimento e ricas trocas, inclusive gerando frutos nos Estados. “O Conselho Nacional de Comandantes Gerais tem sido importante palco para as ações de integração das Polícias Militares, no tocante às ações de prevenção e enfrentamento a violência contra a mulher”, concluiu.

bottom of page