A ação foi durante o desdobramento da Operação Hórus na noite de quarta-feira (15/09)
Policiais militares do Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb) do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), e da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CipCães), durante Operação Hórus, na noite de quarta-feira (15/09), apreenderam, aproximadamente, 700 metros cúbicos de madeira de procedência ilegal, no município Manacapuru (distante 68 quilômetros de Manaus).
As equipes, em ações ambientais no município, realizaram uma série de fiscalizações a madeireiras, serrarias e fornecedores de madeira, onde foram encontradas em quatro serrarias, várias toras de madeira. Os responsáveis foram contatados e, mediante a solicitação do Documento de Origem Florestal (DOF), foi constatado não possuir nenhum documento daquela carga.
Ainda na ação em uma das serrarias, um homem fugiu com a chegada da polícia, no acompanhamento foram encontradas várias toras de madeira escondidas em meio a mata.
Após o cálculo da madeira, a cubagem, chegou-se ao volume de aproximadamente 700 metros cúbicos de madeira em tora. Os responsáveis foram conduzidos ao 1° Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC), ocasião em que a madeira apreendida foi doada para a Defesa Civil do município.
A polícia alerta que o art. 45 da Lei de Crimes Ambientais, Lei nº 9.605/1998, criminaliza a conduta de cortar madeiras de lei em desacordo com as determinações legais ou transformá-las em carvão para fins industriais, energéticos ou qualquer outra exploração, econômica ou não.
Denúncias – A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) orienta à população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de ações criminosas, por meio do disque-denúncia 181, ou do 190.
FOTO: Divulgação/PMAM



Fonte: Diretoria de Comunicação Social (DCS) da Polícia Militar do Amazonas.
Comments