PMAM comemora 13 anos de Força Tática com balanço positivo de ações da unidade neste ano

O 1º Batalhão de Polícia Militar – Força Tática (BPM - FT) do Amazonas completa hoje (07/05) 13 anos de existência e comemora com um balanço apresentando números significativos de apreensões de pessoas, armas e entorpecentes ao longo dos primeiros meses de 2021, como resultado do bom desempenho da unidade em ações em todas as zonas da capital.

O levantamento de produtividade do ano de 2021 contabiliza, nos meses de janeiro a abril deste ano, um total de 167 armas de fogo, 301,19 quilos de drogas e 886 munições apreendidas; 275 pessoas detidas; 14 veículos recuperados; e R$ 68.211 em espécie, ligados ao tráfico de drogas, retirados das mãos dos criminosos.

Durante todo o mês de abril, as equipes estiveram empenhadas durante patrulhamento e atendimento de denúncias realizadas por populares, que resultaram na apreensão de 24 armas de fogo, 26,49 quilos de entorpecentes e 505 munições de vários calibres, além de 44 pessoas detidas. As equipes também recuperaram sete veículos e mais de R$ 754 nas ações.

O comandante da Força Tática, major Vitor Melo, ressalta que a unidade tem buscado melhor conhecimento e empenho para ser aplicado em ações policiais. Para isso foi criada uma seção de instrução, onde policiais, oficiais e praças participam de cursos todos os dias, para aprimorar estratégias e atualizar os procedimentos operacionais.

Nessas instruções, são realizadas pesquisas e trocas de conhecimento com profissionais de outros estados, como as equipes do Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam), da Polícia Militar do Distrito Federal, e a Força Tática do Amapá, que futuramente ministrarão cursos para as equipes.

Os policiais ainda adquirem regularmente conhecimentos de equipamentos e técnicas de abordagem a ônibus coletivos, veículos em geral, técnicas individuais de policiamento, técnicas de algemamento e fundamentos de tiro.

Em seus 13 anos de história, a Força Tática vem atuando em ocorrências de alta complexidade e fazendo várias apreensões de drogas, armas e foragidos da justiça, retirando das ruas vários criminosos, sempre com a intenção de preservar a ordem pública em prol da sociedade amazonense.

Também de acordo com o comandante, quanto ao serviço de área, as ações são executadas com patrulhamento tático. “A nossa área de atuação é qualquer lugar onde as facções do crime organizado estão se confrontando, e buscar nesses lugares armas e drogas. Trabalhamos nos patrulhamentos táticos e estamos na linha de frente contra o crime organizado”, ressaltou o major.




Fonte: Diretoria de Comunicação Social (DCS) da Polícia Militar do Amazonas.


Posts recentes

Ver tudo

PMPI realiza operações ostensivas em Corrente

Nesse fim de semana, o Comando de Policiamento dos Cerrados realizou operações em sua área, nos turnos da manhã, tarde e noite, com o objetivo de garantir a segurança da população. A ação contou com o