PMPA inaugura a Casa de Preservação da Vida no Bope

Atualizado: Mai 30



O Batalhão de Operações Especiais (Bope) ganhou nesta sexta-feira (28) uma estrutura de alto padrão que já ocupa status de melhor centro de treinamento do norte do País. Foi inaugurada no início da tarde a ‘’Casa de Preservação da Vida’’, localizada ao lado da sede do Bope, no Complexo Operacional, no bairro do Souza, em Belém.

A solenidade contou com a presença do secretário de Segurança Pública e Defesa Social (Segup-PA) Ualame Machado, do comandante-geral da PM, coronel Dilson Júnior, além de oficiais e praças da Corporação.



O espaço simula uma edificação e por isso será utilizado para o treinamento de entradas táticas e assalto tático, visando o aperfeiçoamento e padronização das atuações em ocorrências de alta complexidade. Além disso, a estrutura vai garantir a prática do combate em ambiente confinado e o resgate de reféns em ações de alto risco.

A edificação teve um custo aproximado de R$ 90 mil, e foi finalizada graças a parceria entre o Comando da Corporação e os integrantes do Bope. As somas dos recursos garantiram o planejamento, construção, finalização e inauguração da estrutura, que também poderá ser utilizada por outras unidades da Corporação.

‘’O Bope é uma unidade referência por dar treinamento para outras unidades operacionais. Nesse sentido, a nossa estrutura também vai servir para todas as unidades que vão realizar cursos que abordem entrada tática’’, explicou o tenente-coronel Kleverton Firmino, comandante do Bope. Ele destacou também que o espaço foi concluído para atender o III Curso de operações Especiais (Bope).


O oficial disse ainda que a Casa de Preservação da Vida já é considerada o melhor centro de treinamento do norte do País. ‘’Nesse padrão e nessa estrutura que temos, esta é a melhor edificação, com relação a todos os Batalhões de Operações Especiais do norte’’, garantiu o militar.

O comandante-geral da PM comemorou a entrega da estrutura, e na ocasião, destacou os avanços do Bope. ‘’Muito tem se investido no Bope, desde a transformação de companhia para batalhão; o que possibilitou o aumento do efetivo, e consequentemente sua capacidade de atuar em todo o Estado. No entanto, o principal legado é a capacitação do ser humano, que é o maior capital que nós temos’’, frisou o oficial.

O titular da Segup, Ualame Machado, também participou da solenidade e parabenizou a conquista da unidade especializada. ‘’Nosso maior patrimônio é a nossa tropa e nossos policiais. Por isso, nada mais justo do que valorizá-los e dar condições de trabalho, além de treinamento, que é o principal’’, finalizou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social.


Fonte: Comunicação Social da PMPA


Atualizado em 29/05 às 22h02.