PMPE realiza solenidade remota para comemorar os 196 anos da Corporação


A celebração da data de forma online se deve ao momento de isolamento social vivido no País e no mundo. Com a pandemia do novo coronavírus, as comemorações de datas especiais tiveram que ser recriadas, visando atender a esse novo momento. Foi então, por meio de transmissão remota, que a Polícia Militar de Pernambuco decidiu celebrar os 196 anos da Corporação. A transmissão da solenidade aconteceu na manhã desta sexta (11), e como é de costume, a celebração contou com a entrega da Medalha Pernambucana do Mérito Policial Militar, a mais importante condecoração oferecida pela Corporação, como reconhecimento por parte do Estado, para autoridades e instituições, militares e civis, pelos serviços prestados à segurança pública.

Este ano, 113 pessoas foram agraciadas com a medalha. Parte dos homenageados receberam a honraria presencialmente, divididos em salas dentro do Quartel do Comando Geral, no Derby, no 6ºBPM, no BPTran, na Dinter I, em Caruaru, e na Dinter II, em Serra Talhada. Já outros agraciados, acompanharam de forma online. Todo esse planejamento se deu para evitar aglomeração e propagação da Covid19. A Diretoria de Tecnologia (DTEC), foi a responsável pela transmissão central da solenidade, para os ambientes remotos, tendo planejamento e cerimonial da 5°Seção do Estado Maior Geral, com o apoio da 3° Seção do EMG.

Dentre várias autoridades homenageadas, estiveram conectados com o ambiente remoto da cerimônia: o Comandante da 10°Brigada de Infantaria Motorizada das Forças Armadas, General André Ribeiro, o Comandante da Capitania dos Portos de Pernambuco, Capitão de Mar e Guerra, Márcio Rebello e o Cônsul Geral do Japão no Recife, Hiroaki Sano, dentre outras personalidades civis e militares. Durante a transmissão, também foi exibido um vídeo institucional, alusivo aos 196 anos de existência da PMPE.

Presidindo à mesa de honra no Salão Nobre, o comandante-geral da PMPE, coronel José Roberto Santana, acompanhado do subcomandante-geral da Corporação, coronel Fernando Aníbal, do chefe do Estado-Maior Geral, coronel Arlis Gadelha, do diretor-feral de Administração da PMPE, coronel João Bosco, e do chefe da 2°Seção do EMG, coronel Evaldo Roque. Segundo o comandante-geral da PM, essa é a primeira vez que a Polícia está comemorando o aniversário de forma online. “Foi algo inusitado, fomos pioneiros nessa solenidade de 196 anos em que nós pudemos realizar de forma remota. Não poderíamos deixar de registrar essa data, pois são quase 200 anos de existência, de uma história muito bonita. Somos gratos a cada policial militar que enverga esse uniforme, diuturnamente, e a todos que de maneira geral engrandecem a PMPE", frisou. A solenidade foi um sucesso, graças a um esforço extra dos envolvidos com a organização no sentido de garantir a qualidade da transmissão. E deixou a sensação de que, no próximo ano, quando se espera que a proliferação do vírus esteja controlada, possamos estar realmente juntos, nos confraternizando e celebrando uma data tão importante para a história de todos os pernambucanos.


Fonte: ASCOM PMPE


Atualizado em 17/06 às 14h31.