PMPI conclui primeira fase do II Curso de Operações Especiais


Comandante-geral da PMPI participa da solenidade de encerramento da primeira etapa.

Ontem, 04, ocorreu o encerramento da primeira fase do II Curso de Operações Especiais da Polícia Militar do Piauí, que acontece desde o dia 16 de abril deste ano.


A solenidade alusiva à conclusão da primeira fase do curso ocorreu no Batalhão de Operações Especiais (BOPE), na qual esteve presente o comandante-geral da PMPI, coronel Lindomar Castilho. Durante seu discurso, o comandante ressaltou que os policiais devem seguir com o mesmo propósito, alinhados, focados, com muita garra e coragem para concluir as próximas etapas. Também esteve na solenidade o Subcomandante-geral, coronel Sousa Filho.


O II COESP é dividido em quatro etapas. A primeira delas iniciou com 31 alunos e encerrou com 22, sendo eles do Estado do Piauí e das instituições coirmãs, dos Estados do Acre, Amazonas, Ceará, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Santa Catarina.


Além das instruções ofertadas pela equipe de instrutores do BOPE, foram ministradas, no Centro de Treinamento do 25 BC, em Beneditinos-PI, instruções de orientação e navegação diurna e noturna com bússola, mapas e GPS, além de lições sobre o uso do terreno para progredir, construção de abrigos, bem como tiro de ação reflexa, patrulhas de combate e execução de missões para aplicação dos conhecimentos e habilidades adquiridas.



Nesta fase, os alunos foram submetidos a conhecimentos básicos, primordiais e essenciais para sua preparação mental e psicológica, a fim de desenvolverem competências procedimentais que exijam psicomotricidade, resistência à fadiga psicofísica, aplicação correta de técnicas e táticas, postura e compostura, assim como competências atitudinais que demonstrem controle psicoemocional, disciplina, paciência, perseverança e coragem.


Fonte: Diretoria de Comunicação Social da PMPI.