PMSC realiza encontro com Unidades de Operações Especiais do RS, PR e SP

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) realizou na última quinta-feira, 22, no Centro de Ensino (CEPM) em Florianópolis, o Encontro Técnico de Unidades de Operações Especiais dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. A abertura contou com a presença do Secretário Nacional de Segurança Pública, Carlos Renato Machado Paim.

O evento aconteceu para a troca de informações técnicas das forças especiais dos quatro Estados, com o escopo de discutir pontos comuns operacionais, mas sobretudo para fomentar a integração e boas práticas, no que se referem às tropas especializadas para respostas eficientes à modalidade criminosa que desafia e impõe um desafio policial, como o ocorrido em dezembro de 2020, em Criciúma. Na ocasião, uma quadrilha articulada, armada com fuzis de diversos calibres, carros blindados e explosivos, realizaram um assalto a uma agência bancária na região central de Criciúma.


Para o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Dionei Tonet, o evento é de suma importância para que haja o aumento da interação das forças de segurança dos Estados envolvidos. “Temos que ter elementos conjuntos de ações para que possamos atuar contra o crime organizado de uma forma contundente, evitando tais ações”, completou.

Ao tomar conhecimento que a PMSC iria realizar esse estudo, para tratar desse tipo de ação criminosa, o secretário Paim decidiu participar do evento. “É uma oportunidade da Secretaria contribuir com o tema da forma correta, que é recebendo de quem esteve presente nos fatos, para que aquilo que seja possível possamos escalonar em nível federal esse aprendizado”, asseverou o secretário.

Além de Paim e Tonet, a abertura do encontro contou com as presenças do sub-comandante-geral da PMSC, coronel Marcelo Pontes, do Diretor-Geral da Faculdade da PMSC (Fapom), coronel Fábio José Martins, do comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais da PMSC, coronel José Ivan Schelavin e do ex-comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar em Criciúma, tenente-coronel Cristian Dimitri Andrade.


FONTE: Centro de Comunicação Social PMSC

Posts recentes

Ver tudo

PMPI realiza operações ostensivas em Corrente

Nesse fim de semana, o Comando de Policiamento dos Cerrados realizou operações em sua área, nos turnos da manhã, tarde e noite, com o objetivo de garantir a segurança da população. A ação contou com o