top of page

BM-RS lança Plano com Operações Especiais até final de 2021

A Brigada Militar desencadeia, neste mês de outubro, uma série de operações especiais, integrantes de um novo Plano Tático-Operacional, que consiste na articulação policial militar por áreas de Comandos Regionais.




Com base nas diretrizes do programa RS Seguro (integração, inteligência e investimento qualificado), a cada semana, determinados Comandos Regionais da Corporação irão desenvolver operações específicas, focando na prevenção da violência e na contínua redução dos indicadores de criminalidade, que vem sendo computada.


O objetivo é reforçar a prevenção de delitos; maximizar ações de visibilidade e da presença policial nas ruas, aumentando a sensação de segurança para as comunidades; promover repressão qualificada e respostas adequadas à criminalidade e à violência, em um sistema dinâmico, com atividades monitoradas e reavaliadas para melhor eficácia do trabalho.

Com o novo Plano Tático-Operacional, a Brigada Militar também busca ampliar a integração com outros órgãos de segurança e com as comunidades onde as operações acontecerão até o final de 2021.


Além dos 16 Comandos Regionais de Policiamento Ostensivo (CRPOs), que incluem o Comando de Policiamento da Capital (CPC) e Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), estarão atuando, dentro de suas especialidades ou em apoio às ações, os Comandos Rodoviário (CRBM), Ambiental (CABM), de Polícia de Choque (CPChq), de Órgãos Especiais (COE), o Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e o Batalhão de Aviação da Brigada Militar (BAvBM). O plano prevê suporte específico de todos os setores administrativos da Instituição, tanto para execução das ações diretamente, quanto para as demandas conexas.


Nesta semana, as operações terão início em diversas áreas de Comandos Regionais, sendo que os municípios de atuação e resultados serão oportunamente divulgados.

O sistema que vai gerenciar as ações do novo Plano Tático-Operacional da Brigada Militar foi denominado “Tenet”. A inspiração para o nome está em um intrigante achado arqueológico na Europa, conhecido como quadrado Sator, que apresenta a palavra Tenet ao centro, em conjunto com outras palavras em perfeito palíndromo, que é uma frase ou palavra que pode ser lida da esquerda para a direita ou vice-versa. A Brigada Militar faz alusão ao conceito de início-fim-retorno que a ideia encerra, pois nunca para e segue atuando forte em todas as localidades do Rio Grande do Sul.

bottom of page