top of page

CBMMT treina Pilotos agrícolas para auxiliarem no combate aos incêndios florestais no Pantanal.

Fonte: Carlos Celestino | Secom|MT


O Governo de Mato Grosso, por meio o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), iniciou, em Santo Antônio de Leverger (distante a 35 km de Cuiabá) a capacitação de 80 pilotos agrícolas de diversas regiões do Estado sobre o uso de aeronaves na aplicação de retardantes na vegetação. O material é aplicado para bloquear o avanço das chamas e evitar os grandes incêndios florestais, principalmente no Pantanal.


Durante a manhã, no primeiro módulo do curso os pilotos participaram de palestras com empresas de produtos retardantes, traçando um panorama geral sobre as técnicas de demarcação das áreas, aplicação do produto e forma como essa técnica deve contribuir no combate às queimadas.



“Os pilotos agrícolas têm uma grande experiência nesses voos, por isso, vamos capacitá-los para fazer o combate direto aos incêndios florestais em Mato Groso. Queremos deixar todos preparados para colaborar nesta atividade de combate utilizando as aeronaves agrícolas no período de estiagem”, declarou o Comande-Geral do CBMMT, Coronel BM Alessandro Borges.



No segundo módulo, os pilotos foram até o campo, dentro de uma propriedade particular, para observar a parte prática do curso e acompanhar os testes com aplicação de retardantes. Para essa demonstração, os militares do CBMMT reservaram uma área de 1 hectare para atear do fogo na vegetação. A aplicação dos produtos foi realizado em faixas, que bloquearam o avanço das chamas nas demais áreas.


bottom of page