top of page

CNCG conclui encontro marcado por seus 30 anos de criação



Após conferências, palestras e agenda interinstitucional, chegou ao fim a I Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais PM, ocorrido no Rio de Janeiro-RJ, entre os dias 10 e 13 de abril, durante a LAAD Defence & Security, a maior feira de segurança e defesa da América Latina.


Nessa edição do encontro do CNCG, foi realizada uma reunião dos comandantes-gerais com o secretário nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, que expôs as diretrizes da política nacional de segurança pública do Governo Federal, ouvindo questionamentos e propostas dos comandantes das diversas polícias militares brasileiras.


Também foram realizadas palestras as seguintes palestras:


· Tecnologias e parceria no setor de segurança pública – Srª Alex Holmgren, Cônsul Comercial dos Estados Unidos da América;

· Os recentes eventos ocorridos na segurança pública do Rio Grande do Norte – Coronel PMRN Alarico Pessoa (comandante-geral);

· Segurança Institucional – Coronel PMESP Cássio Araújo (comandante-geral);

· A PMERJ em números – Coronel PMERJ Luiz Henrique (comandante-geral);

· A importância da assessoria parlamentar federal para as polícias militares - Coronel PMMG Lázaro Tavares.



Durante o encontro, ocorreu a assembleia para eleição do presidente do CNCG, com a recondução unânime do coronel PMBA Coutinho por mais um ano à liderança da entidade. “O encontro do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais PM fortalece os laços entre as instituições, possibilitando a celebração de parcerias e o intercâmbio de conhecimentos e soluções. Agradeço muito pela confiança e pela possibilidade de seguir colaborando com o fortalecimento das PMs brasileiras”, afirmou o coronel Coutinho.


Além das palestras e reuniões, os comandantes-gerais tiveram acesso à exposição de produtos e serviços voltados para o setor de defesa e segurança, possibilitando o acesso às mais recentes tecnologias e inovações disponíveis no mercado.


30 anos do CNCG

O Conselho Nacional de Comandantes-Gerais está completando 30 anos de existência, representando as polícias militares no cenário nacional e internacional, defendendo princípios, prerrogativas, direitos e interesses institucionais, contribuindo para o aprimoramento da segurança pública do Brasil.



bottom of page