top of page

Corpo de Bombeiros inaugura Posto Avançado em Bocaiúva -MG

Conhecida como a terra do Senhor do Bonfim, a cidade de Bocaiúva foi contemplada com uma fração do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), nesta quinta-feira (16), expandindo o atendimento na região Norte de Minas.


A solenidade de inauguração do Posto Avançado Bocaiúva, no bairro Bonfim, no final da tarde de ontem contou com a participação do chefe do Estado-Maior, do Corpo de Bombeiros, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho; do comandante do 4 º Comando Operacional de Bombeiros, coronel Fernando Augusto Alves Ferreira; do comandante do 7 º Batalhão de Bombeiros, major Darlan Moreira Soares; do prefeito de Bocaiúva, Roberto Jairo Torres; além dos deputados estaduais Gil Pereira e Tadeu Martins Leite, membros do Judiciário, do Ministério Público e outras autoridades civis e militares.


Em seu pronunciamento, o chefe do Estado-Maior disse que o Corpo de Bombeiros, a partir desse momento tem uma grande responsabilidade de atender com excelência a região e prestou continência ao terreno como um gesto de agradecimento ao povo de Bocaiúva.


Já o prefeito de Bocaiúva, Roberto Jairo Torres, enalteceu a participação da sociedade local, principal beneficiada com a presença da corporação no município e o comandante do 4 º COB externou sua gratidão aos envolvidos pela concretização de tão importante obra para toda região.


Viabilização


Em um estado com grandes dimensões territoriais como em Minas Gerais, manter o equilíbrio e contar com o aporte logístico e financeiro para manutenção e abertura de novas frações é um processo reconhecidamente complexo e desafiador. Por isso, as parcerias com a gestão municipal e apoio irrestrito do Governo estadual são elementos fundamentais para avançar com o plano de ampliação do CBMMG.


Neste contexto é preciso destacar também a importante participação do Ministério Público, que por meio de um termo de ajustamento de conduta, destinou 20 milhões de reais para equipar unidades da região norte e adjacências. Parte deste recurso será empregado na estruturação e aquisição de equipamentos e viaturas para compor o Posto Avançado (PA) de Bocaiúva e viabilizar um atendimento de qualidade.


Estrutura


O Posto Avançado estará subordinado diretamente ao 7º Batalhão de Bombeiros Militar (7º BBM), sediado em Montes Claros e contará com efetivo de 18 bombeiros militares e 2 viaturas, além de materiais e equipamentos operacionais para os mais diversos atendimentos de ocorrências típicas de bombeiro.


O Comandante do 7 º Batalhão que também fez uso da palavra, agradeceu o apoio recebido do executivo e legislativo municipal, pelos Deputados Estaduais e Federais da Região e também o Judiciário e Ministério Público, além da sociedade de Bocaiúva que foram essências para a concretização dessa importante obra


Benefícios para região


O PA Bocaiúva funcionará 24 horas ininterruptas, durante todos os dias da semana, e atenderá não só ao município sede, mas também aos municípios de Engenheiro Navarro, Guaraciama, Olhos D’água e Francisco Drumond, totalizando cinco cidades da região. A atividade de Proteção e Defesa Civil, através da Gestão do Risco de Desastres também será prioridade da corporação na cidade.


Comunidade


Uma das premissas da corporação é aproximar das comunidades locais e envolvê-las nas ações de prevenção, mitigação e preparação contra sinistros, objetivando tornar a região cada vez mais resiliente.


Expansão em movimento


Orientado pela 4ª edição do Plano de Comando da corporação, o CBMMG cresce em todo o estado de Minas Gerais, expandindo o seu atendimento para mais municípios no Norte de Minas, região que tem recebido especial atenção do Governo do Estado, com diversos investimentos em infraestrutura e da iniciativa privada, sobretudo para a geração de energia alternativa.


Com uma população estimada em 50 mil habitantes, o município de Bocaiúva é cortado pela BR-135, em um dos mais importantes corredores de escoamento do agronegócio do Norte do Estado. Bocaiúva possui uma grande indústria de produção de magnésio em pó e comércio em pleno desenvolvimento. Atento à necessidade de instalação de uma Fração em Bocaiúva, o CBMMG em seu Planejamento Estratégico, articulou a união de esforços entre o Governo de Minas, Prefeitura Municipal, Ministério Público, empresariado e comunidade local para colaboração direta e concretização dessa importante obra, que beneficiará uma população estimada em aproximadamente 75 mil habitantes.




Fonte: Comunicação Social CBMMG.

bottom of page