Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul participa da campanha #pantanal100cinzas:

Campanha virtual de prevenção às queimadas no Pantanal será apresentada pelo Comitê Interinstitucional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais em evento online no dia 13 de maio


A Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), o Corpo de Bombeiros, o WWF-Brasil, a Defesa Civil, Famasul e demais entidades que integram o Comitê Interinstitucional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais para o Estado de Mato Grosso do Sul – Comitê do Fogo, lançam na próxima quinta-feira (13), a campanha online #pantanal100cinzas. O webinar de lançamento à imprensa e demais interessados será feito pela plataforma Zoom, por meio de cadastro antecipado no link:


https://wwf.zoom.us/webinar/register/WN_c9Hz2xb7Q5WSJVszr4d2_w


“Essa é uma ação fundamental do Comitê Interinstitucional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, do qual a Semagro faz parte, juntamente com o Imasul, Corpo de Bombeiros, Agesul, Defesa Civil, o Ibama, Embrapa, WWF-Brasil e outras entidades. A campanha integra o conjunto de ações já anunciadas pelo Governo do Estado para a prevenção e combate aos incêndios florestais neste ano de 2021, como a instituição do manejo integrado do fogo e os R$ 56 milhões em investimentos em equipamentos, veículos e aeronave para o Corpo de Bombeiros melhor combater o fogo”, comenta o secretário Jaime Verruck, da Semagro, que participa do lançamento.


A campanha #pantanal100cinzas é a primeira ação virtual organizada pelo Comitê do Fogo para prevenção a incêndios florestais no Pantanal sul-mato-grossense. Ela foi desenvolvida pelas instituições que compõe o Comitê, com recursos do WWF-Brasil, União Européia e conta com o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Semagro e do Imasul, com divulgação das peças publicitárias nas mídias do governo.


A campanha é composta de spots de rádios, material para publicação em redes sociais, cartilhas digitais com informações sobre o manejo integrado de fogo (prevenção e combate), divulgação das unidades de combate ao fogo, orientações para queima controlada, divulgação de números de emergência, orientações em caso de visualização de queimadas, bem como um histórico do fogo no Pantanal sul-mato-grossense.



A proposta da campanha é difundir a marca #pantanal100cinzas, criando uma identidade que leve a conscientização de todos os envolvidos com o Bioma: turistas, pescadores, agricultores, assentados, ribeirinhos e sociedade urbana. Alguns dos materiais estarão disponíveis no site www.comitedofogo.ms.gov.br após o lançamento oficial da campanha.


Sobre o Comitê do Fogo


O Comitê Interinstitucional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais para o Estado de Mato Grosso do Sul cuja finalidade foi reativado em 2017 pelo Governo do Estado. Seu objetivo é promover a discussão, a gestão, a coordenação, o monitoramento, a avaliação, a prevenção e o combate aos incêndios florestais no Estado de Mato Grosso do Sul, inclusive propor normas.


Fazem parte do Comitê do Fogo: a Semagro, o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), o Ibama, Dnit, Agesul, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar de MS, Polícia Militar Ambiental, EMBRAPA (representando instituições de pesquisas e ensino), WWF-Brasil e SOS Pantanal (Representando Organizações Não Governamentais), Famasul, Reflore, Biosul e Ministério Público Estadual.


Serviço:

Lançamento da campanha virtual #pantanal100cinzas Data: 13 de maio de 2021 (quinta-feira) Horário: das 8h30 as 10h30 (horário de MS) Local: evento online com 500 vagas

Inscrição: https://wwf.zoom.us/webinar/register/WN_c9Hz2xb7Q5WSJVszr4d2_w


Fonte: https://www.semagro.ms.gov.br/semagro-ibama-wwf-brasil-e-entidades-do-comite-do-fogo-lancam-campanha-pantanal100cinzas/ , com Comunicação Social CBM MS.