Curso de Salvamento Terrestre do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais

O Curso de Salvamento Terrestre (CSTerr) tem por objetivo dotar os Bombeiros Militares de conhecimentos técnicos e táticos, que os habilitem ao desempenho de busca e salvamento em ambiente terrestre. É conceituada como atividade de salvamento realizada em terra com o objetivo de resgatar vidas humanas, salvamento de patrimônio e animais, prevenir acidentes e recuperações diversas.


Dentre as naturezas de ocorrência presentes na atividade de salvamento terrestre, estão incluídas as operações de salvamento em elevadores, torres, antenas, edificações, em locais de difícil acesso, em serras e montanhas, salvamento em acidentes automobilísticos e acidentes metroviários/ferroviários/aéreos. Desenvolve-se ainda atividades de corte/poda de árvore, enxame de insetos, captura de animais, salvamento de animal em risco entre outras naturezas.


Dentre os objetivos do curso destaca-se a formação de agentes multiplicadores para atuarem como instrutores dos diversos cursos do CBMMG e corporações de outros estados. Serão disponibilizadas para o próximo CSTerr realizado pelo 5º Comando Operacional de Bombeiros duas vagas para o LIGABOM. O curso tem previsão de início no dia 09 de agosto e término no dia 03 de setembro de 2021.


O edital está disponível através do link: https://drive.google.com/file/d/19hucUyw5SrmniW5K195E-979EN0XGyoW/view?usp=sharing


Fonte: Comunicação Social CBMMG


Atualizado em 14/06 às 17h41.