Estudo final de padronização cromática das viaturas da PMBA é apresentado



Uma comissão de oficiais apresentou nesta quinta-feira (30) ao comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Coutinho, o estudo de avaliação da atual padronização cromática dos veículos empregados no policiamento, juntamente com cinco viaturas já plotadas com a versão definitiva, no Quartel do Comando Geral (QCG) da PMBA, nos Aflitos. Os veículos fazem parte do lote de 728 novas viaturas que serão substituídas e entregues em unidades de toda Bahia a partir do segundo semestre deste ano.


“A modernização agrega valor e faz parte de um cuidado institucional com a nossa corporação, com o bem-estar da tropa e com a melhoria de prestação de serviço à sociedade com base em critérios, estudo e evitando impacto orçamentário”, ressalta o comandante-geral da PM, coronel Paulo Coutinho, que aprovou a nova estética visual.


A comissão é presidida pelo tenente coronel Wagner, subcomandante do Comando de Policiamento Especializado (CPE), num total de sete oficiais. A iniciativa, após estudos técnicos, busca a aproximação da estética das viaturas ao padrão institucional e melhor reconhecimento visual, reduzindo a quantidade de variações existentes. A modificação visa à padronização, uniformidade e ostensividade da frota, e ocorrerá de forma gradativa.


Haverá uma redução de 16 versões de plotagem para seis. Essa mudança segue a mesma proposta de enxugamento dos uniformes da PMBA. A atualização do manual de identificação da frota realizada pela comissão contempla viaturas quatro rodas, motocicletas e caminhões. Os seis tipos, com base nos níveis de policiamento, terão as cores cáqui claro, cáqui escuro, cinza, preto e camuflado.