PATRULHA MARIA DA PENHA: Presidente do CNCG participa de aula inaugural da PMMT

O presidente do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares (CNCG), o coronel Euller Chaves, participou na manhã desta quarta-feira (04), por meio de videoconferência (foto abaixo), da aula inaugural de capacitação do Programa de Policiamento Patrulha Maria da Penha, realizado pela Polícia Militar do Mato Grosso. A ocasião acontece às vésperas da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340) completar 15 anos de existência, no próximo dia 7.

Durante a aula, o coronel Euller expôs os diagnósticos, iniciativas, ações e práticas do CNCG no combate à violência contra a mulher em todo o país, por meio da ação conjunta das Forças Militares de Segurança Pública, instituições governamentais e sociedade civil. “Através do Conselho, criamos a Câmara Técnica de Prevenção e Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. Realizamos ainda o 1º Webinário Nacional das Polícias Militares em Atendimento à Mulher Vítima de Violência, e participamos do grupo de trabalho para a construção das Diretrizes Nacionais para o Policiamento Orientado ao Atendimento à Mulher”, disse o coronel Euller na ocasião.


A aula inaugural do Programa contou com a presença do Comandante-Geral da PMMT, o coronel Jonildo José de Assis, Oficiais o alto comando da instituição, representantes da Justiça e do Ministério Público do Mato Grosso, da Câmera Técnica de Prevenção e Enfrentamento à Violência Contra a Mulher do CNCG, além dos policiais alunos do curso.


A capacitação será em três polos regionais: Cuiabá (04 e 05), Água Boa (11 e 12) e Peixoto de Azevedo (18 e 19). Em cada polo, terá a participação de 30 policiais militares, além de civis da Rede de Proteção à Vítima de Violência Doméstica. Os instrutores são Oficiais da PM de Mato Grosso e de Rondônia, juízes, promotores e agentes da Polícia Civil.