Policial militar conquista duas medalhas de ouro em Campeonato Sul-Americano



O sargento Elias Damásio, da Polícia Militar de Pernambuco, conquistou duas medalhas de ouro no Campeonato Sul-Americano de jiu-jitsu sem kimono, nas categorias master 3 e absoluto (onde os atletas de qualquer peso se enfrentam). A competição foi realizada no Rio de Janeiro, nos dias 24 e 25 de abril. Com esse resultado ele ocupou a segunda posição no ranking mundial da International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF), órgão de maior prestígio no esporte. Apesar do atual cenário mundial resultado da Covid-19 não ter sido muito favorável para os esportes e, mesmo com o fechamento das academias, o militar treinou em casa, superando os obstáculos. Para esta disputa, o campeão passou quatro meses de treinamento em dois turnos. Isso tudo conciliando ao serviço na Assistência Militar do Tribunal de Justiça de Pernambuco, onde é lotado. “Toda essa dificuldade valoriza a conquista”, reforçou o PM. Desde os oito anos de idade o policial militar pratica artes marciais. Ele iniciou com Taekwondo, onde tem faixa preta, é contramestre de capoeira e faixa preta em Krav Magá, além de professor de Muay Thai. Em 2001, ele começou sua trajetória no jiu-jitsu, com o mestre Rostan Lacerda durante o curso da Cioe, hoje, Batalhão de Operações Policiais Especiais. Após uma pausa por motivos pessoais, retornou em 2015 com o professor Luciano Pio, com quem está até hoje.

O técnico, que também treina equipes de outras unidades da PMPE como o Bope, O Batalhão de Choque e a Companhia Independente de Policiamento com Motocicleta, fez questão de falar sobre o esforço do sargento. “Ele é um aluno muito aplicado. Essa disciplina já é característica do histórico dele nas artes maciais”, afirmou Luciano que conquistou o bicampeonato sul-americano na categoria master 4, peso leve. Aos 45 anos de idade, 23 deles dedicados ao serviço policial militar, o atleta está muito satisfeito com o resultado no pódio e está focando no futuro. “O próximo passo agora é treinar para o Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu, que acontece em novembro deste ano e para o Mundial que ainda não tem data definida”, concluiu.



Fonte: Ascom PMPE.

Posts recentes

Ver tudo

PMPI realiza operações ostensivas em Corrente

Nesse fim de semana, o Comando de Policiamento dos Cerrados realizou operações em sua área, nos turnos da manhã, tarde e noite, com o objetivo de garantir a segurança da população. A ação contou com o